Retrospectiva musical de 2013

2013 foi – pra mim – o ano mais “musicalmente compartilhado” (?) de que eu me lembro (na verdade, é, o ano não acabou ainda, certo?). Cada um tem o seu estilo musical e tal, mas, nesse ano, eu percebi todo o mundo ouvindo e cantando as mesmas músicas (levanta a mão quem não aguenta mais Girl On Fire). Eu vi bastante aquela cena em que um começa a cantar e, um a um, todos se juntam (agora eu sei como o elenco de Glee se sente).

E pra fechar o ano com chave de ouro: PLAYLIST TOP 60! E antes da playlist, um top 23 de vídeos! (Não estão em ordem de nada)


01. Wake Me Up – Aviici feat. Aloe Blacc.(Vocês sabiam que o nome Avici é “derivado do termo budista Avīci que representa o nível mais baixo do inferno”? Achei super legal.) A letra mais linda do ano: “Tentei carregar o peso do mundo/mas só tenho duas mãos/Espero ter a chance de viajar o mundo/mas não tenho nenhum plano/Gostaria de poder permanecer jovem assim para sempre/sem medo de fechar os meus olhos/A vida é um jogo feito para todos/e o amor é o prêmio”

02.Wrecking Ball – Miley Cyrus. Tirem as crianças da sala, a Miley chegou, e chegou pra acabar com o recalque geral  <3. “Nós arranhamos, acorrentamos nossos corações em vão/Pulamos, sem nunca perguntar por quê/Nós nos beijamos, eu cai no seu feitiço/Um amor que ninguém poderia negar”

03.Nightingale – Demi Lovato. A Demi, além de linda, incrível e talentosa, é minha paixão. Muito amor <3. Se você não gosta dela, por favor retire-se. (brincadeirinha) (ou não) “Você pode ser o meu rouxinol?/Cante para mim, sei que você está aí/Você pode ser minha sanidade/Me trazer paz/Cante para eu dormir/Diga que você será meu rouxinol”

04.Royals – Lorde. A música mais “nossa, me indentifiquei” do ano. “Nós não ligamos, dirigimos Cadillacs nos nossos sonhos”, “E nunca seremos da realeza/Não corre no nosso sangue, esse tipo de luxo não é pra gente/Nós procuramos outro tipo de agitação”

05.Suit & Tie – Justin Timberlake feat. Jay-Z. O Justin Timberlake é um dos únicos que consegue fazer músicas longas serem incríveis. E sensuais. E viciantes. Todas elas. Já fiz um post pré-Rock in Rio sobre ele aqui.  “Contanto que eu tenha meu terno e minha gravata/Vou deixar tudo na pista esta noite”

06.Treasure – Bruno Mars. O cantor “deixa eu te levar pra casa, seu lindo” do ano. Fale o que quiser do Bruno Mars, mas eu acho ele é um dos artistas mais absolutamente incríveis da atualidade. Viciei muito nas músicas do CD Unorthodox Jukebox, e, por mim, estariam todas aqui. “Bela garota, você deveria estar sorrindo/Uma garota como você nunca deveria parecer tão triste/Você é tudo que eu vejo em meus sonhos/Eu não teria dito isso para você se não fosse verdade”

07.Best Song Ever – One Direction. Clipe mais “apertei o replay várias e várias vezes” do ano. “And we danced all night to the best song ever/We knew every line now I can’t remember/How it goes but I know that I won’t forget her/Cause we danced all night to the best song ever”

08.Atlas – Coldplay. O melhor lyric video que eu vi o ano inteiro. Sem falar que, só por estar na trilha sonora de Em Chamas, já merece respeito. “Alguns estão muito longe/Alguns procuram ouro/Alguns dragões para matar/Esperamos que o paraíso esteja no fim da estrada/Mostre-me o caminho, Senhor/Porque eu, eu estou prestes a explodir”

09.Radioactive – Imagine Dragons. Eu já tinha falado sobre o ID aqui, inclusive eu comentei o meu ciúmes sobre a fama que a banda ia ganhar após entrar na trilha sonora de A Hospedeira. Definitivamente a música mais in-crí-vel do ano, duvido que você consiga passar o clipe inteiro sem se mecher no ritmo. (Querendo muito esse “tambor” (?)) “This is it, the apocalypse”

10.Get Lucky – Daft Punk feat. Pharrell Williams. A mais “UUUUUUHU!” do ano (não achei outra definição pro sentimento que essa música me traz). “We’ve come too far/To give up who we are”

11.Give Me Love – Ed Sheeran. O que eu posso falar do Ed? É só observá-lo por 10 segundos e você chegará a conclusão de que ele é a pessoa mais fofa-awn-seja-meu-amigo que você – provavelmente – jamais terá a oportunidade de conhecer. (E é nessa parte que todos nos afogamos em tristeza). “Me dê amor como nunca antes/Porque ultimamente tenho desejado mais/E faz algum tempo mas ainda sinto o mesmo/Talvez eu deveria deixar você ir”

12.Stay – Rihanna feat. Mikky Ekko. Dúvido (dú-vi-do) que você nunca tenha feito a Rihanna e soltado um ‘I WANT YOU TO STAAAAAAAAAAAAAAY” suuuuper afinado. Porque se é pra cantar, chega logo no Stay, Rolling in the Deep (ou seria Rolling in the Johnny DEPP?) e I Will Always Love You. “Oh, o motivo pelo qual me mantenho firme/Oh, porque preciso fazer este buraco desaparecer/É engraçado, você é quem está em ruínas/Mas eu era a única que precisava ser salva/Porque quando você nunca vê as luzes/É difícil saber quem de nós está desabando”

13.Blurred Lines – Robin Thicke. “I know you want it/I know you want it”. Isso define.

14.Come & Get It – Selena Gomez. NA NA NA NA, WHEN YOU RÊ-Ê-Ê-Ê-Ê-ÊADY!

15.Ho Hey – The Lumineers. Te desafio a achar música mais amorzinho do que essa. Coisa mais linda da Gabs <3. “Não sei a onde pertenço/Não sei onde errei/Mas posso escrever uma música”, “I belong with you, you belong with me/You’re my sweetheart”

16.Thrift Shop – Macklemore & Ryan Lewis. “This is fucking awesome”. Sem mais.

17.We Are Never Ever Getting Back Together – Taylor Swift. Tanto o clipe quanto o lyric vídeo são muito incríveis e pelo menos um deles tinha que entrar na retrospectiva. “Eu realmente vou sentir falta de você começando brigas/E eu caindo, gritando que estava certa/E você iria se esconder/E encontrar a paz com algum disco indie/Que é muito mais legal do que o meu”

18.The Fox – Ylvis. “com uma letra PROPOSITALMENTE ridícula e um clipe BIZARRAMENTE doido. A ideia é: se é pela zuera, vamos fazer a zuera profissionalmente.” (Garotas Geeks). “Ring-ding-ding-ding-dingeringeding!”

19.Cups – Anna Kendrick (Pitch Perfect). O tamanho do meu amor por esse filme não cabe no post. Mas eu achei que quase ninguém iria conhecê-lo, então, de repente, eu percebo todo mundo tentando fazer a batida do copo. E, claro, eu não aprendi ainda (me aguardem). “Tenho um bilhete para o caminho mais longo/Duas garrafas de whisky para a viagem/E eu certamente gostaria de alguma companhia/E eu vou embora amanhã, o que você diz?”

20.I Love It – Icona Pop. Quem nunca cantou “I DON’T CAAARE!” pro amigo chato não viveu intensamente. “You’re on a different road, I’m in the Milky Way/You want me down on Earth, but I am up in space/You’re so damn hard to please, we gotta kill this switch/You’re from the 70’s, but I’m a 90’s bitch”

21.Bonfire Heart – James Blunt. O James Blunt é divo. E estávamos todos com saudades de músicas novas. E o clipe é lindo. (Ignorem a falta de capacete. Não repitam isso em casa.) “E eu estive olhando para as estrelas/Por muito, muito tempo/Estive apagando fogos/A minha vida inteira/Todos querem uma chama/Mas não querem se queimar/E hoje é nossa vez”

22.Brave – Sara Bairelles. Com a polêmica de Roar x Brave, muita gente conheceu a ótima música da Sara (inclusive eu, shame on me). “Talvez exista uma saída/Da jaula onde você vive/Talvez um dia desses/Você possa deixar a luz entrar/Me mostre/O quão corajoso você é”

23 – Miley Cyrus. Eu não vi muitas pessoas falando sobre essa música (além de “vamos ver o que a Miley aprontou agora”), mas eu tive que acrescentá-la porque ela grudou na minha cabeça. Adorei adorei. “If you’re a lame, that’s a shame/You can’t hang with us/I’m MC Hammer fly, you can’t touch/J’s so fly/I should work at Flight Club”

“Mas, ah, Gabs, faltou tal música” Ceeerto, a playlist aí embaixo tem 60 músicas, talvez você encontre a que procura.